O amadurecimento do método GTD na última década tem sido um processo a olhos vistos. Em 2014, foi lançado o programa educacional global do método. Em 2015, tivemos a nova versão do livro base do GTD, “Getting Things Done”, completamente reescrito pelo David. De lá para cá, tivemos o lançamento do livro “GTD for teens”, guias de instalação em diversas ferramentas atualizados no GTD Connect e a celebração do GTD Summit em Amsterdam, em junho último. Desta vez, a novidade é o GTD Workbook, ou “livro de atividades do GTD”, que tem previsão de ser lançado no Brasil pela Ed. Sextante em 2020 (ainda não temos previsão para o lançamento em Portugal).

O livro pode ser comprado tanto em versão física quanto em e-book.

A proposta do workbook é ser um livro mais rápido e mais prático de introdução ao método GTD. Em 10 passos, você será capaz de implementar a metodologia. Se quiser se aprofundar, há recomendações a cada capítulo, de acordo com o tema, ou recomendações gerais no final, o que inclui a leitura do livro base.

Para nós que trabalhamos como professores do método, sempre é um desafio didático aprendermos como usar exemplos e termos mais simples para a aplicação da metodologia. Logo, todo material que tenha essa finalidade é excelente para o nosso trabalho. Caso você não tenha lido nada sobre o método GTD e queira aplicá-lo, é uma excelente porta de entrada. Para usuários mais antigos, vale a pena apenas se você for realmente muito apaixonado por GTD e quiser ter tudo como material de referência, até mesmo pela oportunidade de reinstalar e reimplementar a metodologia em sua vida.

Os passos para implementação do método dentro do livro são os seguintes:

  1. Capture toda a sua papelada em caixas de entrada
  2. Escolha suas ferramentas de captura
  3. Esvazie sua mente
  4. Aprenda a esvaziar suas caixas de entrada
  5. Esvazie suas caixas de entrada de e-mails
  6. Crie suas listas de próximas ações (e outras listas)
  7. Acompanhe os seus projetos através de uma lista única
  8. Crie pastas para se manter organizado/a
  9. Faça uma Revisão Semanal do GTD
  10. Conduza uma revisão diária

Particularmente, tirei bons insights dessa leitura e recomendo fortemente o livro para iniciantes. Minha provocação é: será que a leitura do livro base continuará sendo reforçada mesmo após a leitura e implementação inicial promovidas pelo workbook? Só o tempo dirá.

SHARE
Previous articleE-Book: Introdução ao Método GTD™
Thais Godinho é GTD Master Trainer no Brasil pela Call Daniel, franquia brasileira do método GTD.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here